Você está em: A Câmara | História

HISTÓRIA

                        HISTÓRIA da CÂMARA

                        No dia 20 de março de 1992 foi criado oficialmente o Município de Morro Reuter, através da Lei Estadual nº 9.583, sendo que em janeiro de 1993 o Prefeito, Vice-Prefeito e vereadores iniciaram seus trabalhos.

                        No começo, o município não dispunha de local apropriado para servir de sede do Poder Legislativo. E isto é compreensível, uma vez que tudo era muito difícil na época. As três primeiras sessões da Câmara de Vereadores foram realizadas na Comunidade Evangélica. Depois, considerando que o Paradouro estava desativado, para lá foi transferida a sede da Câmara, tendo também em mente a intenção de economizar o dinheiro público. Naquele local a Câmara funcionou até o final de 1993, quando se transferiu para o centro da cidade.  Hoje a sede da Câmara está situada na Rua Anita Garibaldi, nº 405.

                      Inicialmente o município ainda era regido por muitas leis do município-mãe Dois Irmãos. Mas os vereadores eleitos se empenharam para votar os Projetos de Lei enviados pelo Executivo Municipal e também para promulgar as leis próprias do novo município. E assim, a promulgação da primeira Lei Orgânica do município se deu em 27 de dezembro de 1993, quando eram vereadores: Apolônio Wittmann, Érico Alles, Guido Arnold, Jorge Ignacio Mallmann, Lauri Kaefer, Leopoldo Kochhann, Nicolau Büttenbender, Paulo Schneider e Renato Kunzler. Desde a sua entrada em vigor, a Lei Orgânica Municipal sofreu apenas uma revisão geral. Foi no ano de 2006, com a publicação da Emenda nº 001, de 26 de dezembro daquele ano.

                    De 1993 até agora foram Presidentes da Câmara os seguintes Vereadores: Leopoldo Kochhann, Jorge Ignacio Mallmann, Paulo Schneider, Lauri Kaefer, Apolonio Wittmann, Elaine Heylamnn Capeletti, Erico Alles, Renaldo Warken, Marisa Ivone Hoffmeister, Maria Vera Schneider, Ademar Mendonça, Aurélio José Fischborn, Wanderlei Luiz Belhing, Guido Dilkin, Marco Antonio Fröhlich e Carla Cristine Wittmann Chamorro.  

                  O órgão legislativo do município é a Câmara Municipal, composta de vereadores eleitos em pleito direto, para um mandato de quatro anos. A Câmara Municipal reúne-se uma vez por semana, sempre nas terças-feiras, tendo como horário regimental para o início das sessões às 19,00 horas. As sessões são públicas e abertas à comunidade.

< voltar
sombra v
Câmara Rodapé
ico rod 1
CÂMARA DE VEREADORES
Rua Anita Garibaldi, 405
93990-000 | Morro Reuter | RS
ico rod 1
CONTATE-NOS
(51) 3569-2331
camara@morroreuter.rs.gov.br
ico rod 1
HORÁRIOS DA CÂMARA
Atendimento: Segunda a Sexta: 14h às 18h
Horário das Sessões: 19h as Terças
Webde For Business